Vídeos filmados com um smartphone

Vídeos: 5 Razões para usar e abusar deste formato na comunicação do seu negócio

Se ainda não faz da utilização de vídeos uma estratégia regular na sua empresa chegou a altura de meter mãos à obra, ou melhor, ao smartphone ou câmara de filmar. Na verdade, fique a saber que se as suas receitas estão abaixo do esperado, esta pode ser uma das formas de inverter a situação.

É isso mesmo, ouviu bem. Os números não mentem: de acordo com dados relativos ao ano de 2018 da plataforma Worldstream as empresas que apostam no marketing audiovisual geram uma receita 49% maior do que aquelas que não o utilizam.

Hoje apresentamos-lhe 5 razões pelo qual deve adotar a comunicação audiovisual como o formato central na comunicação do seu negócio.

1. Mais informação em menos tempo & Mais fácil de assimilar

Vídeo

Esta é a primeira razão que ajuda a explicar o sucesso do vídeo. Costuma-se dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras, pois fique a saber que num minuto de vídeo cabem quase dois milhões de palavras. Isto significa que comparativamente com o formato escrito, o vídeo permite-lhe dar mais informação em menos tempo, possibilitando uma comunicação audiovisual mais eficiente.

O vídeo é também um excelente complemento do texto: 72% dos utilizadores preferem consumir um conteúdo em vídeo em páginas que alternem conteúdo escrito com audiovisual (State of Video Marketing, 2017).

Para além disto, conteúdo em vídeo acaba por ser mais fácil de assimilar, devido à possibilidade de associação entre imagens, sons e textos o que facilita a retenção do conteúdo na nossa memória. Segundo os dados da Worldstream relativos ao ano de 2018 os utilizadores retêm 95% das informações em vídeo e apenas 10% em texto.

A possibilidade de incluir animações, gráficos e outros recursos ajuda a simplificar a explicação de conteúdo mais técnicos e complexos, aumentando a possibilidade de o público perceber e se identificar com a mensagem, algo demonstrado por um estudo do State of Video Marketing, que concluiu que 95% os utilizadores assistem a um vídeo com o intuito de perceber melhor um produto ou serviço.

2. Enorme versatilidade de formatos e conteúdos

Video diferentes formatos

Há inúmeros tipos de conteúdos em vídeo que podem e devem ser explorados para começar a chegar a mais pessoais e potencialmente aumentar as suas vendas:

  • Vídeo institucional a apresentar o negócio da sua empresa
  • Vídeos a anunciar o lançamento de novos produtos
  • Transmissões ao vivo de eventos da empresa
  • Tutoriais sobre um determinado produto e sessões de e-learning sobre temáticas relacionadas com a sua área de atuação
  • Webinars
  • Entrevistas 

Caso não tenha os recursos necessários dentro da Sua empresa para realizar ou editar vídeos, saiba que pode recorrer aos serviços de consultoria da Giraldo Works nesta área. 

3. O vídeo gera mais partilha e engagement orgânico

Engagement

Os vídeos parecem envolver o espetador de uma forma mais profunda, gerando mais partilhas, quando comparado com outros formatos. Por exemplo, pode tentar recorrer a publicidade tradicional num canal de Televisão, mas essa talvez não seja a melhor estratégia. Para além de estar em queda, este tipo de publicidade é muito mais cara.

Com o aparecimento e crescimento das redes sociais o vídeo tornou-se o formato preferido dos utilizadores: de acordo com dados de 2018 do Worldstream os vídeos partilhados nas redes sociais geram em média mais 1200% de partilhas do que imagens e textos juntos.

De acordo com o Facebook, 48% do tempo de vídeo que os utilizadores passam nesta rede social resulta de conteúdos partilhados por outros utilizadores. Ou seja, tudo dados que comprovam que se quer fazer com que a sua empresa esteja nas bocas dos utilizadores, apostar em conteúdo audiovisual tem de se tornar numa prioridade.

4. A probabilidade de aumentar as suas receitas é maior

Receitas

Mais importante que tudo, é seguro dizer que o conteúdo audiovisual aumenta a sua probabilidade de venda. O State of Video Marketing 2017 mostra que 81% dos utilizadores tomam a decisão de comprar um produto ou serviço após assistirem a um vídeo e, de acordo com o WorldStream, 46% dos utilizadores realiza uma ação após assistir a um vídeo.  

E, para os mais esquecidos, voltamos a relembrar o dado que apresentámos no início deste artigo: as empresas que apostam no marketing através de vídeos geram uma receita 49% maior do que aquelas que não o utilizam.

5. A preferência pelo vídeo veio para ficar

Youtube videos

Se acha que esta é apenas uma tendência passageira desengane-se. O vídeo veio para ficar e o mais provável é que o seu consumo venha até a aumentar nos próximos anos.  

Pelo menos é para isto que aponta um relatório da empresa CISCO, onde a empresa de IT líder em Portugal prevê que até 2022 a procura de vídeos venha a representar cerca de 82% de todo o tráfego online. Esta tendência vai ao encontro de um outro estudo que realça que o consumo de vídeos através do dispositivos móveis tem crescido cerca de 100% ao ano (HubSpot, 2017).

Esperamos que após este artigo não lhe restem dúvidas que o videomarketing  tem de passar a ser uma estratégia chave da sua empresa. 

Caso esteja à procura de um serviço de marketing, ou de edição de video em Évora, fale connosco, nós podemos ajudá-lo.

Sobre o autor: José Maria Bourbon

Sobre o autor: José Maria Bourbon

Formado em Comunicação Social e Cultural pela UCP Lisboa e com um mestrado em Jornalismo Desportivo em Londres, José Bourbon é atualmente o fundador da plataforma online de saúde mental PartilhadaMente. Paralelamente, trabalha ainda como freelancer para vários blogs, tendo escrito sobre vinhos (wine.pt), imobiliário (Reswap) e empreendedorismo (BETup). Trabalhou como jornalista desportivo para a Sports Gazette, estagiou no Expresso Online e criou em 2016 o Panorâmico, um site que pretendia quebrar com a corrente de notícias ao minuto. Trabalhou ainda na Amnistia Internacional e no Departamento de Comunicação do Programa INOV Contacto (AICEP Portugal). É um apaixonado por desporto e por temáticas sociais, desde saúde mental a direitos humanos.

Festa de aniversário em Évora

Hi! How can we contact you?

Este site recorre a cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir a navegação concorda com o seu uso.